Epahei Oyá!
Sou filha de Iansã, a Rainha dos Ventos, dos Raios e das Tempestades. Hoje, 04 de dezembro, é seu dia, salve sua força.
Os orixás são vibrações cósmicas, forças vivas da natureza. São princípios ativos (não encarnantes). Representam os sete planos vibratórios do universo, os sete chakras e os sete corpos espirituais.
Iansã está relacionada ao chacka laríngeo e ao corpo mental superior. Linha da pureza e do amor. Planeta regente Mercúrio, elemento ar. Cor fluídica alaranjado.
Do ponto de vista psicológico, o arquétipo da Orixá Iansã é o das mulheres audaciosas, poderosas, fortes e autoritárias. São fiéis e leais, levam a alegria e plenitude. Carregam consigo a capacidade de decisão e concretização. Realizam seus desejos de alma com criatividade e inteligência, fazendo uso da razão, sem deixar de lado suas intensas emoções. São autoconfiantes e corajosas. Costumam não desistir de seus propósitos e cumprem o que prometem. Tem forte poder de comunicação, as palavras são sua maior força. São vaidosas, elegantes, e por onde passam são notadas pela beleza que exalam.
Oyá quando surge traz influências benéficas, representando a mulher que completa o homem. Traz os bons ventos que sopram a nosso favor, a solução de coisas pendentes e a realização em todos os sentidos. É o fim da primavera, quando os frutos começam a aparecer. Iansã é sincretizada com Santa Bárbara.
Ervas para entrar em sintonia com sua vibração: Erva de Santa Bárbara, Cordão de Frade, Açucena, Folhas de Rosa Branca.
Seus símbolos são a espada, o chifre de boi ou búfalo e o Eruexim (um rabo de cavalo).
Com amor,
Aline Keny
Fontes que serviram como base à pesquisa:
1) Aruanda - Robson Pinheiro, pelo espírito Ângelo Inácio;
2) Umbanda, Essa Desconhecida - Umbanda Esotérica e Cerimonial - Roger Feraudy;
3) Tarô dos Orixás - André Montovanni.
Imagem: Carta de Oyá, Tarô dos Orixás. Demais imagens via Internet.
Comments